Quinta-feira, 12 de Junho de 2008

A nossa selecção

          Portugal inteiro está com o coração na Suiça. Das bancadas do estádio onde a Selecção joga, ecoa a alma de cada vila, de cada aldeia deste país no apoio incondicional à Selecção Nacional. E o nosso concelho também está presente. É visível uma claque da freguesia de Alqueidão da Serra que, esperamos, nos represente com civísmo, fervor e fair-play.

 

"ALQUEIDÃO DA SERRA APOIA A NOSSA SELECÇÃO"

        Nós que ficamos, impregnados pelo espírito da vitória, ousamos sonhar. E sonhamos com um concelho melhor, politica e socialmente mais evoluído, competitivo no quadro regional, próspero e com mais qualidade de vida. No campeonato do desenvolvimento local, a nossa selecção é composta apenas pelas ideias expressas neste blogue e apresentadas numa convencional táctica 4x4x2.

 

BALIZA:
     Prevenir, prevenir, prevenir
     A prevenção de calamidades como o fogo, as inundações ou a contaminação dos lençóis freáticos exige pedagogia e sensibilização da população para a defesa do Meio Ambiente e da Natureza.

 

DEFESA:
     Obviamente reclamamos
     A defesa dos direitos dos consumidores, mais do que um exercício de cidadania, é um dever das nossas instituições democráticas.
     Quebrar barreiras
     A mobilidade de todos os cidadãos no espaço público tem de ser vista como uma prioridade estratégica de desenvolvimento da nossa terra.
     Uma tarifa para a família
     A flagrante injustiça das famílias continuarem a pagar a água tanto mais cara quanto maior for a dimensão do agregado familiar revela também um défice de solidariedade no apoio social às famílias mais numerosas.
     Petição IMI mínimo
     Na defesa da legalidade, fica para a história a primeira petição electrónica do nosso município. A cidadania também se exerce através das tecnologias de informação. Os cidadãos estão mais despertos.

 

MEIO-CAMPO:
     Política da nova geração
     Para o aprofundamento da democracia no município, continua a fazer falta uma Associação de Freguesias do Concelho de Porto de Mós. Parceira do desenvolvimento local e bloqueadora de eventuais ímpetos autoritários e vingativos do executivo municipal, seja ele qual for.
     Saúde: projectar o futuro
     O Sistema Nacional de Saúde está a sofrer profundas reformas. O executivo municipal deve estar atento ao sentido dessas reformas para poder capitalizar em favor dos munícipes as virtudes da mudança. Há três freguesias que esperam novas extensões de saúde.
     Ruptura na política da água
     Os constantes problemas no abastecimento de água e saneamento devem obrigar a um novo olhar sobre este serviço que a Câmara presta aos seus munícipes. Para já, perdemos a locomotiva do Quadro de Referência Estratégico (QREN) que transporta os financiamentos para tais infra-estruturas.
     Uma escola encantadora
     O blogue dos Pequenos Jornalistas do Jardim de Infância da Tremoceira é, na blogosfera do nosso concelho, um dos sítios mais bonitos e um sinal dos tempos. Ele é o  reflexo de abordagens pedagógicas inovadoras com recurso às tecnologias de informação e comunicação. O Jardim de Infância, esse, continua com uma velocidade de internet medíocre como “prémio” por tamanha inovação. Não obstante a promessa do vereador Rui Neves…


ATAQUE:
     A 14ª freguesia
     O uso das tecnologias da informação está a generalizar-se nos lares portomosenses, sinal de que o modelo do nosso desenvolvimento local está a mudar de paradigma. Só a Câmara parece teimar em não ver isso.
     Concelho turístico
     Vale a pena insistir. Porto de Mós carece de uma marca de originalidade, de uma ideia que atraia visitantes pela inovação dos produtos turísticos que pode vir a oferecer. Algures entre o Turismo de Natureza e o Turismo Cultural/Monumental…

publicado por Joga às 00:01

link do post | favorito
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

>posts recentes

> Inauguração

> Argumentário

> Rescaldo eleitoral

> Voto com sentido

> Pré-campanha quente

> Debate autárquico - 2ª Pa...

> Debate autárquico - 1ª Pa...

> Argumentário de Agosto

> Ambientalistas contra par...

> Argumentário de Julho

> O filho pródigo

> Felicidades, Júlio Vieira

> Argumentário de Junho

> Uma questão pessoal

> Um Concelho de Freguesias

> Vêm aí o S. Pedro

> Argumentário de Maio

> Um repto

> Vida de repórter

> Não há factos, só silênci...

>pensar

>edição

>pesquisar

 

>arquivos

> Outubro 2009

> Setembro 2009

> Agosto 2009

> Julho 2009

> Junho 2009

> Maio 2009

> Abril 2009

> Março 2009

> Fevereiro 2009

> Janeiro 2009

> Dezembro 2008

> Novembro 2008

> Outubro 2008

> Setembro 2008

> Agosto 2008

> Julho 2008

> Junho 2008

> Maio 2008

> Abril 2008

> Março 2008

> Fevereiro 2008

> Janeiro 2008

> Dezembro 2007

> Novembro 2007

> Outubro 2007

> Setembro 2007

> Agosto 2007

> Julho 2007

> Junho 2007

> Maio 2007

> Abril 2007

> Março 2007

> Fevereiro 2007

> Janeiro 2007

> Dezembro 2006

> Novembro 2006

> Outubro 2006

> Agosto 2006

> Julho 2006

>feeds