Quinta-feira, 19 de Março de 2009

Salgueiro e a crise

          Na conferência Região de Leiria, “O papel das autarquias na gestão da crise”, Eduardo Cabrita, Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local diz que o Governo está a fazer a “parte que lhe cabe”, mas os municípios têm também um “papel decisivo na criação de relações de confiança com os agentes locais e na promoção do investimento e de políticas sociais de proximidade”. Parece que Salgueiro esteve ausente desta conferência.

 
          Ainda assim, ou talvez por isso, não deixa de ser preocupante a cortina de fumo que invade o raciocínio e tolhe a acção do executivo municipal na definição de uma estratégia de combate à crise. Tomemos, como exemplo, as declarações do presidente da edilidade em dois momentos: 
 
SALGUEIRO ANUNCIA MEDIDAS PARA ENFRENTAR A CRISE 
 
 
Região de Leiria, 16-Jan-09
“Reforço da atenção à área social, com a concretização de algumas medidas pontuais e o apoio ao tecido empresarial susceptível de enfrentar maiores dificuldades num cenário, agora já bem real, de crise, são as grandes prioridades de João Salgueiro, presidente da Câmara de Porto de Mós, para amortecer o impacto da conjuntura desfavorável no concelho. O que está na imediata alçada da autarquia, Salgueiro elenca a acção de apoio às famílias carenciadas. “Actualmente estamos a apoiar a reconstrução de quatro casas (1)degradadas de pessoas que vivem em condições que consideramos não serem dignas”, ilustra a título de exemplo. A franja mais desfavorecida da população está no centro das atenções, com o município a servir já cerca de 250 refeições (2) diárias gratuitas nas escolas do concelho. Um esforço que é para continuar. Em breve, o executivo vai igualmente discutir formas de reforço do apoio prestado às famílias carenciadas ou em risco de exclusão, de que é exemplo a aplicação de tarifas de água mais “generosas”. Medida que deverá abranger igualmente as famílias numerosas (3). Outra prioridade centra-se em procurar minimizar o impacto de um eventual crescimento do desemprego, resultado da erosão da crise no sector empresarial, em especial o da cerâmica decorativa.”  
 
SALGUEIRO CRITICA “MEDIDAS ANTICRISE PORQUE TÊM FUNÇÃO ELEITORALISTA"
 
O Portomosense, 5-Mar-09
“Para Salgueiro algumas das medidas anunciadas por outros municípios, têm uma função eleitoralista, já que, em termos práticos, os seus efeitos são quase nulos. “O pagar ou não a água é mais uma questão de charme político que outra coisa (3). Não é um problema social do concelho nem da generalidade dos outros” frisou, acrescentando que “o valor do primeiro escalão da água equivale, apenas, a cerca de um por cento das despesas do agregado familiar” (3). Mas, de modo a afastar quaisquer dúvidas sobre as preocupações da Câmara nesta área enumerou alguns exemplos: “estamos a dar cerca de 500 refeições (2) por dia a crianças que se calhar têm ali a sua única refeição do dia; suportamos parcialmente o custo de muitas outras refeições (2) bem como passes e material escolar; estamos a apoiar obras em meia dúzia de casas (1) de pessoas carenciadas; somos das câmaras que têm o IMI mais baixo, e fui eu o primeiro autarca (4) a reunir com o Governo e outras entidades para alertar e encontrar soluções para grave situação do sector da cerâmica”. 

 

          (1) Afinal quantas casas está a Câmara a ajudar a reconstruir: Quatro? Meia dúzia? Algumas? Nenhuma?...    
           (2) Posteriormente, em declarações ao Região de Leiria, de 13-Mar-09, Salgueiro alterou pela terceira vez a sua própria versão para: “gratuidade de 250 refeições diárias e comparticipação a 50% de outras tantas”. Em que ficamos?
          (3) Pelos vistos Salgueiro quis "fazer charme" mas arrependeu-se, vá-se lá saber porquê. Depois, confunde rendimento familiar com os escalões da água. Os escalões não são atribuídos mediante o rendimento familiar mas de acordo com o consumo de água por habitação, como todos sabemos. O que diz é um inadmissível disparate.
          (4) Nesta corrida insana pelo protagonismo, que invade os pensamentos de Salgueiro, parece que o nosso edil ficou, afinal, em segundo lugar… “Depois da Batalha e Porto de Mós, agora foi a vez de Alcobaça alertar o Governo para os problemas no sector da cerâmica” pode ler-se n'O Portomosense de 13-Jan-09.
 

          De resto, todas as medidas desconexamente enfatizadas por Salgueiro fazem parte do programa normal de Acção Social de qualquer Câmara deste país e, apesar do primeiro-ministro ter assumido no inicio do ano que “estamos numa crise que só se vive uma vez na vida”, o nosso executivo municipal (que diz que o cenário da crise parece, realmente, é, talvez, já bem real...) é o único da região que acha não ser necessária nenhuma medida especial ou de excepção para proteger as famílias mais vulneráveis, fazendo uso do novo argumento de ocasião: essas medidas são eleitoralistas. Mas isto é agora. Amanhã pode ser tudo ao contrário, dependerá da meteorologia nos Paços do Concelho. A crise, essa, já chegou e, independentemente da irresponsabilidade ou incompetência do executivo municipa, está a minar o tecido social do nosso concelho. Ó valha-nos Deus!...

publicado por Joga às 00:01

link do post | favorito
De Paulo Sousa a 20 de Março de 2009 às 00:25
Quando não sabe para onde se vai vacila-se em todos os cruzamentos.
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

>posts recentes

> Inauguração

> Argumentário

> Rescaldo eleitoral

> Voto com sentido

> Pré-campanha quente

> Debate autárquico - 2ª Pa...

> Debate autárquico - 1ª Pa...

> Argumentário de Agosto

> Ambientalistas contra par...

> Argumentário de Julho

> O filho pródigo

> Felicidades, Júlio Vieira

> Argumentário de Junho

> Uma questão pessoal

> Um Concelho de Freguesias

> Vêm aí o S. Pedro

> Argumentário de Maio

> Um repto

> Vida de repórter

> Não há factos, só silênci...

>pensar

>edição

>pesquisar

 

>arquivos

> Outubro 2009

> Setembro 2009

> Agosto 2009

> Julho 2009

> Junho 2009

> Maio 2009

> Abril 2009

> Março 2009

> Fevereiro 2009

> Janeiro 2009

> Dezembro 2008

> Novembro 2008

> Outubro 2008

> Setembro 2008

> Agosto 2008

> Julho 2008

> Junho 2008

> Maio 2008

> Abril 2008

> Março 2008

> Fevereiro 2008

> Janeiro 2008

> Dezembro 2007

> Novembro 2007

> Outubro 2007

> Setembro 2007

> Agosto 2007

> Julho 2007

> Junho 2007

> Maio 2007

> Abril 2007

> Março 2007

> Fevereiro 2007

> Janeiro 2007

> Dezembro 2006

> Novembro 2006

> Outubro 2006

> Agosto 2006

> Julho 2006

>feeds