Intervenção cívica. Pela PALAVRA livre e responsável, com Porto de Mós como pano de fundo.

NOTÍCIAS porto de mós

Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2008

Campanha de sensibilização

          Seis meses depois de termos alertado para a necessidade de alterar a política de gestão da água (ver post) o nosso presidente da Câmara anuncia publicamente o lançamento de uma campanha de sensibilização para reduzir o consumo.

A estratégia

          De acordo com o Programa Nacional, o uso eficiente da água assenta em quatro pilares:
   A. Acções de educação com a colaboração do sistema de ensino.
   B. Apoio técnico e divulgação de informação útil.
   C. Documentação e acções de formação dos funcionários.
   D. Acções de sensibilização e informação ao público em geral.

          A responsabilidade pela implementação desta estratégia é da entidade gestora, no nosso caso, a Câmara Municipal.

           Em declarações à agência Lusa, Salgueiro mostra a intenção de “tentar impedir um Verão dramático” com a abertura de duas novas captações em Serro Ventoso e Juncal e com o reforço da ligação do concelho à rede da Empresa Pública de Águas de Lisboa (EPAL).
          Sobre a campanha de sensibilização nada se sabe por enquanto. Mas se ela não for uma ideia vaga com o objectivo único de preparar o eleitorado para aumentos do preço da água ainda este ano, então aguardamos pelo anúncio da adesão do nosso município ao Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água  e pela apresentação pública de uma agenda concreta para a promoção da poupança de água e preservação do aquífero.

          A escassez de água potável é um assunto cuja gravidade não se compadece com oportunismos ou remoques de carácter político, vaidades ou protagonismos pessoais, antes exige uma  actuação competente da Câmara Municipal como entidade gestora  do abastecimento público de água assim como  a mobilização geral da sociedade portomosense na adopção de novos hábitos de consumo mais racionais e na protecção ambiental activa dos nossos lençóis freáticos. Estamos disponíveis para este movimento e oferecemos, neste espaço de intervenção, o nosso contributo cívico.

 

          Consumo doméstico
      Dez dicas para poupar água

Bombeiros abastecem população

Apesar das medidas do executivo municipal, este cenário pode voltar a acontecer em breve. Poupar água também depende de si.(Foto: arquivo JN)

          Cerca de 62% do consumo de água no nosso concelho é atribuído ao uso doméstico pelo que a sensibilização dos munícipes para a necessidade de poupar água, a par de outras medidas da entidade gestora, constitui um objectivo nuclear de qualquer estratégia de comunicação. Por outro lado,  o meio escolar é propício para, num contexto pedagógico adequado, fazer passar eficazmente a mensagem da necessidade de poupar água. Já agora reflicta  e aproveite, na medida do possível, as dicas que se seguem.

      1. Chuveiro
          Facto: Um chuveiro gasta entre 6 a 25 litros de água por minuto, consoante o modelo e a pressão da água. Um duche de 15 minutos com a torneira meio aberta gasta cerca de 240 litros de água.
          Dica: Se fechar a torneira enquanto se ensaboa e diminuir o tempo do duche para 5 minutos, diminui o consumo em cerca de 80 litros. Um chuveiro com sistema redutor de caudal pode reduzir o consumo em cerca de 80 por cento.

         2. Banheira
         Facto: As banheiras têm uma capacidade média entre 150 e 200 litros. Encher a banheira para um banho de imersão, equivale a um duche de 15 a 20 minutos.
          Dica: Uma forma de poupar água é encher a banheira até metade ou menos mantendo a mesma água durante o banho.

      3. Lavatório
          Facto: As torneiras de lavatório deitam cerca de 9 litros de água por minuto. 4 lavagens de mãos de 20 segundos equivale a um consumo de 12 litros por dia.
         Dica: Lavar os dentes usando um copo com água e a torneira fechada reduz o desperdício. Se colocar uma tampa no ralo do lavatório enquanto faz a barba gasta menos 2 litros de água.

      4. Autoclismo
          Facto: Um terço da água que se gasta em casa é proveniente das descargas do autoclismo. 10 litros de água são consumidos cada fez que o autoclismo funciona.
          Dica: Se colocar uma garrafa de 1,5 litros de água dentro do autoclismo a capacidade deminui. O consumo de água reduz para 8,5 litros por descarga. Outra solução é escolher um autoclismo com duplo depósito, de uso mais racional.

      5. Lava-Louça
          Facto: Lavar a louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos dá origem a um consumo de 100 litros de água.
          Dica: Deixe os talheres e pratos de molho dentro da pia antes de as lavar e não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa a loiça. Estará a economizar cerca de 100 litros de água.

      6. Máquina de Lavar Loiça
          Facto:  Uma máquina de lavar loiça com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta cerca de 40 litros.
          Dica: Utilize a máquina de lavar loiça apenas quando estiver cheia.

      7. Tanque de lavar roupa
          Facto: Uma lavagem com a torneira meio aberta pode significar um consumo superior a 200 litros em 15 minutos.
          Dica: Deixe a roupa de molho e use a mesma água para lavar e ensaboar.

      8. Máquina de Lavar Roupa
          Facto: As máquinas de lavar roupa para além de muita energia, consomem muita água (aproximadamente 100 litros por lavagem).
          Dica: Usar a máquina com a carga máxima de roupa e, caso não haja roupa suficiente, escolher o programa “meia-carga” que a roupa ficará bem lavada na mesma.

      9. Mangueiras
          Facto: São necessários cerca de 230 litros para lavar um carro e aproximadamente 260 para regar um jardim durante 15 minutos.
          Dica: Quando decidir lavar o carro, faça-o com a ajuda de uma escova e de um balde. Evite passar horas com a mangueira a correr. Regue o jardim ao fim do dia ou durante a noite.

      10. Piscina
          Facto: Uma piscina perde 3800 litros de água por mês por evaporação - o que chega para abastecer uma família de 4 pessoas durante um ano e meio.
          Dica: Se aplicar uma cobertura na piscina, reduz a perda de água, por evaporação, em cerca de 90 por cento.

 

          Pode ver aqui uma outra peça de comunicação editada pelo Instituto da Água com o propósito de sensibilizar a população para a poupança de água. 

publicado por Joga às 00:01

link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De Poupar Água a 25 de Junho de 2008 às 18:49
Costumo dar uma vista de olhos nos blogs do sapo mas ainda não tinha encontrado este post que fala de algo de extrema importância como é o caso da água, as vossas dicas são ainda mais importantes quando se percebe que de toda a água existente no planeta apenas 2% é água potável. Parabéns pelas dicas para poupar a água.
Mila
De Joga a 17 de Fevereiro de 2008 às 23:16
De NUNO MATOS recebemos o seguinte comentário:

Este é um assunto de cada um e de todos nós.
É mais confortável atirar a culpa para os outros e quando o fazemos estamos apenas a fugir às nossas responsabilidades individuais: não desperdiçar água. Proponho a substituição de POUPAR por NÃO DESPERDIÇAR. Porque é disto que se trata. Ninguém deve deixar de tomar banho para poupar água mas deve reduzir o tempo que passa com a torneira aberta DESPERDIÇANDO água.
Quando falo "em todos" refiro-me, também, às entidades públicas que tutelam a "água" e o desperdício de água em condutas velhas e estragadas.
O exemplo deve vir sempre de "cima" e neste caso de "cima" vem o pior exemplo, senão veja-se o caso do Alqueidão da Serra.
De Joga a 17 de Fevereiro de 2008 às 23:42
Obrigado, Nuno, pelo teu comentário.
Gostava de partilhar a ideia subjacente à Campanha de Sensibilização para o uso eficiente da água proposta por este blogue.
-É apenas um pequeno mas convicto contributo cívico.
- É uma campanha pela positiva. A palavra "não" é evitada e, ao contrário, procuramos associar poupança de água a 3 momentos de fruição da água corporizados em outros tantos cartazes ( a seu tempo serão vistos os outros dois).
- É uma campanha pró-activa através do desafio à experientação e ao convite para relatar, na primeira pessoa, experiências de não desperdicio ou de poupança de água. Disponibiliza a impressão do cartaz como convite aos nossos concidadãos para que dêem o seu próprio contributo na fixação da mensagem em locais públicos.
Esta é a ideia. Passa-a-palavra.
Abraço

Comentar post

>alerta gripe A

Clique aqui

Veja AQUI as recomendações do Departamento de Saúde Pública do Ministério da Saúde.

 

 

>pensamento do mês

 

>bloco de notas

 
   
>twitter

Segue-me em http://twitter.com
 
 

>vox pop

>iniciativas

 

PrémioPM

saber mais

ver candidatos

 

>videos


 

Impulso Tecnológico

Vídeo-documento

Quebar barreiras

Concelho turístico

Prevenir, prevenir, prevenir

Espírito de Natal

Há Movimento na Serra

PDM com Rosto Humano

>pensamento lógico

 

JUNHO

MAIO 09

ABRIL 09

MARÇO 09

FEVEREIRO 09

JANEIRO 09

DEZEMBRO 08

NOVEMBRO 08

OUTUBRO 08

SETEMBRO 08

AGOSTO 08

 JULHO 08 

 JUNHO 08

MAIO 08

ABRIL 08

MARÇO 08

FEVEREIRO 08

JANEIRO 08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

>posts recentes

> Inauguração

> Argumentário

> Rescaldo eleitoral

> Voto com sentido

> Pré-campanha quente

> Debate autárquico - 2ª Pa...

> Debate autárquico - 1ª Pa...

> Argumentário de Agosto

> Ambientalistas contra par...

> Argumentário de Julho

> O filho pródigo

> Felicidades, Júlio Vieira

> Argumentário de Junho

> Uma questão pessoal

> Um Concelho de Freguesias

> Vêm aí o S. Pedro

> Argumentário de Maio

> Um repto

> Vida de repórter

> Não há factos, só silênci...

>pensar

>edição

>pesquisar

 

>arquivos

> Outubro 2009

> Setembro 2009

> Agosto 2009

> Julho 2009

> Junho 2009

> Maio 2009

> Abril 2009

> Março 2009

> Fevereiro 2009

> Janeiro 2009

> Dezembro 2008

> Novembro 2008

> Outubro 2008

> Setembro 2008

> Agosto 2008

> Julho 2008

> Junho 2008

> Maio 2008

> Abril 2008

> Março 2008

> Fevereiro 2008

> Janeiro 2008

> Dezembro 2007

> Novembro 2007

> Outubro 2007

> Setembro 2007

> Agosto 2007

> Julho 2007

> Junho 2007

> Maio 2007

> Abril 2007

> Março 2007

> Fevereiro 2007

> Janeiro 2007

> Dezembro 2006

> Novembro 2006

> Outubro 2006

> Agosto 2006

> Julho 2006

>this in English

>feeds