Intervenção cívica. Pela PALAVRA livre e responsável, com Porto de Mós como pano de fundo.

NOTÍCIAS porto de mós

Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007

A 14ª freguesia


          A rede social Hi5 tem, no nosso concelho, mais de 5 mil membros divididos por, pelo menos, 45 grupos com interesses diversos. Graças à silenciosa explosão das tecnologias de informação, a nossa comunidade Hi5 supera já o número de habitantes de qualquer freguesia do concelho. Jovem, populosa e virtual- é assim a 14ª freguesia do concelho de Porto de Mós.


     “Quem não tem Hi5 não é gente”, afirma Armanda Santana- gestora do grupo "Tasquinhas de Porto de Mós"- para definir esta geração cujos jovens já nasceram com a rede, vivem na rede e que, com a rede, adquirem uma certa cidadania virtual e o direito de estar ligados a outras pessoas quer sejam amigas, conhecidas ou simplesmente gente desconhecida. Para Bárbara Fernandes- gestora do grupo “Porto de Mós para os Portomosenses :)”- o Hi5 é, por isso, “um icon dos dias que correm”. Nuno Santana- gestor do grupo “Tradição TT”- é de opinião que não há uma geração Hi5. Diz ele, tratar-se apenas de “uma moda e que até pode ser encarada como uma primeira aproximação à Internet”.
          Mas todos os gestores de grupos que responderam ao nosso contacto têm a noção das vantagens e inconvenientes desta rede social. O Hi5 “é basicamente um passatempo para jovens que procuram novos contactos, para variadíssimos tipos de relações”, diz Bruno Pinto- gestor do grupo “Habitat Bar”- e “também uma óptima forma de publicitar eventos” acrescenta Armanda Santana. Quanto aos inconvenientes de estar na rede, Bárbara Fernandes afirma que o maior problema é a “quantidade de pessoas que te abordam para pedir o número de telefone, email, etc.”. Já para Bruno Pinto o inconveniente é outro: “Uma pessoa só conhece mesmo aquilo que a outra pretende dar a conhecer, muitas das vezes falso”. Ter amigos na rede é, neste caso, apenas uma sensação de quem está, na realidade, sozinho. Talvez na tentativa de proporcionar o contacto pessoal entre os frequentadores dos grupos Hi5, há no nosso concelho, pelo menos três bares que estão na rede. São eles “Xe Bar” do Juncal, “Carpenoctem” de Alqueidão da Serra e “Habitat Bar” de Mira de Aire.
          Diga-se o que se disser, esta geração continua a ter a marca da generosidade que caracteriza a juventude. Bárbara Fernandes admite aderir a qualquer causa social, Armanda Santana anda para ler “Uma Verdade Inconveniente”, de Al Gore, sobre a causa ambiental e Nuno Santana admite aderir a causas solidárias mas também mostra preocupação com os problemas locais: “parece-me que só com uma grande Causa o nosso concelho lá vai”, diz o gestor do grupo “Tradição TT”.

 

Grupos pouco activos

         É no contacto interpessoal que o Hi5 fervilha verdadeiramente, em oposição à actividade bem menor dos grupos. Num total de 44 grupos Hi5 detectados no nosso concelho- não significa que não haja mais- foram apenas produzidos 416 tópicos. "Xe Bar", que é o grupo mais activo, coloca em média um tópico em cada 10 dias. Revelador é o facto da maior parte dos tópicos ser constituido por pequenos anúncios de actividades ou eventos.

          Ainda assim, arriscamos elaborar uma tabela classificativa dos 10 melhores grupos. Para este Top foram somados os lugares que cada grupo ocupa nas três tabelas parciais (grupo com mais membros, mais antigo e mais activo). À excepção de Alcaria, onde não detectamos a presença de nenhum grupo Hi5, este fenómeno juvenil de comunicação atinge todas as outras freguesias do concelho.

          Resta acrescentar que, quanto a nós, o grupo mais curioso ocupa o último lugar em quase todas as tabelas e chama-se “Portistas do distrito de Leiria - Mira de Aire”. Este grupo tem apenas o seu fundador como membro, pelo que não é tecnicamente um grupo. Não surpreende, portanto, que esteja praticamente inactivo...

TOP PENSARpm
#
GRUPO
Pts
1 Mira de Aire 6
2 Porto de Mós 9
3 Inst. Ed. Juncal 16
4 Juncal 19
5 Xe Bar 22
6 PMS 23
7 Alq. da Serra 27
8 Tasquinhas 30
9 Serranos 40
10 Mendiga 44

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TOP5


+ Membros
 #  GRUPO  Membros
 1 Porto de Mós  912
 2 Mira de Aire  662
 3 Inst. Ed. Juncal  427
 4 Juncal  332
 5 PMS  277
+ Antigo
 #  GRUPO  Criação
 1 Mira de Aire  3/Fev/05
 2 Serranos 10/Fev/05
 3 PMS 10/mar/05
 4 Juncal  8/Abr/05
 5 PMós-1  27/Abr/05
+ Activo
 #  GRUPO  Dias/msg
 1 Xe Bar  10
 2 Porto de Mós  14
 3 Mira de Aire  17
 4 Tasquinhas  19
 5 Inst. Ed. Juncal  26

 

          Nota: As entrevistas para este post foram feitas através da ferramenta de mensagens do Hi5. Dados das tabelas referentes a 28-Agosto-07.

  

Saber mais:

          “Amigos” e Redes Sociais 

          Segurança e Redes Sociais 

          Hi5- Segurança


 

publicado por Joga às 14:35

link do post | comentar | favorito
6 comentários:
De Marco a 6 de Março de 2008 às 14:42
Há aqui algumas falhas.O Grupo Hi5 Guesswhat já ultrapassa algumas das classificações aqui apresentadas.No entanto muito bom o artigo.Parabens

www.guesswhat.com.sapo.pt e sim somos ligados a
Porto de Mós,certo?....
De Joga a 6 de Março de 2008 às 14:50
Olá Marco.
Obrigado pelo teu comentário.
Este artigo é um retrato datado no tempo e reflectia a realidade virtual da rede Hi5 no sosso concelho em Setembro do ano passado. Como o corpo de qualquer humano, a rede está a mudar todos os dias e a fotografia de hoje é necessáriamente diferente. Brevemente voltarei a este assunto, mas já com uma "foto antiga" para comparação. Obrigado pelo link que enviaste. Vou ver de que se trata...
até ja :)
De corrente a 12 de Outubro de 2007 às 22:06
O FUTURO passa por aqui, por este e outros blogues, onde as pessoas possam expressar os seus pensamene de forma e conteúdos diferentes.
De Joga a 11 de Outubro de 2007 às 16:28
Recebemos de Célio (http://celioferreira.hi5.com), gestor do grupo Xe-Bar mais um contributo sobre ao fenómeno da rede social Hi5.
Para o Célio, a vantagem desta rede social é a "forma rapida e economica de fazer passar mensagens anuncios festas" e como inconveniente aponta o facto de "pessoas desconhecidas se fazerem passar por outras. O Célio procura sobretuto "encontrar amigos e fazer publicidade" do seu bar. Para ele geração Hi5 "pode ser qualquer geração pois encontramos pessoas de diversas idades. Quanto a aderir a alguma Causa, o gestor do grupo Xe-Bar admite poder aderir a qualquer uma "desde que estivesse de acordo".
De Joga a 5 de Outubro de 2007 às 13:01
Recebemos de Vanessa (http://bobozinho.hi5.com) o seguinte mail em resposta ao inquérito que fizemos a alguns utilizadores da rede Hi5:
"O facto de receber muitas mensagens, muitas sem interesse, acabo por ficar condicionada no tempo e nao consigo ler e responder a tempo. Apesar de ser um pouco tarde respondo na esperança de ainda ser útil.
A maior vantagem do HI5 é a possibilidade de encontrar pessoas semelhantes ou com os mesmos interesses que nós e ao mesmo tempo podemos reencontrar pessoas com as quais perdemos o contacto. O maior inconveniente do hi5 é que banaliza o termo "amigos". muitas pessoas adicionam outras que na realidade não são "amigas", mas sim conhecidas ou até desconhecidas e assim a palavra "amigo" perde a sua simbologia e significado tornando-se um pouco banal e perdendo as suas caracteristicas.
No hi5 procuro essencialmente amigos com os quais perdi o contacto devido à distancia e ao tempo e procuro contactar com esses amigos.
Relativamente à geração hi5 considero que não ha uma "geração",ha pessoas que aderem mas é o que acontece a todas as coisas novas...Surge, é novidade e ou tem grande aderencia ou simplesmente falha. O hi5 teve sucesso e pessoas de todas as idades aderem. Provavelmente vai ser algo que vai ser melhorado e que vai durar muito mais tempo. não sei ao certo a que se referia como causa... Mas no sentido geral adiro a causas como o direito dos animais e a todas as causas que acho justas.
Para esclarecer, o meu grupo nao teve muito sucesso. E eu não sou de Leiria eu só estudei em porto de mos.
Melhores cumprimentos,
Vanessa"
De pedro oliveira a 19 de Setembro de 2007 às 15:49
Pegando nas palavras do Nuno Santana (“parece-me que só com uma grande Causa o nosso concelho lá vai), deixo aqui uma mensagem para todos nós(adultos); é preciso cativar os jovens para o mundo real!
Aos jovens deixo outra:dêm a vossa opinião nos blogs de porto de mós sobre o que pensam do vosso concelho, sejam exigentes!

pedro oliveira

Comentar post

>alerta gripe A

Clique aqui

Veja AQUI as recomendações do Departamento de Saúde Pública do Ministério da Saúde.

 

 

>pensamento do mês

 

>bloco de notas

 
   
>twitter

Segue-me em http://twitter.com
 
 

>vox pop

>iniciativas

 

PrémioPM

saber mais

ver candidatos

 

>videos


 

Impulso Tecnológico

Vídeo-documento

Quebar barreiras

Concelho turístico

Prevenir, prevenir, prevenir

Espírito de Natal

Há Movimento na Serra

PDM com Rosto Humano

>pensamento lógico

 

JUNHO

MAIO 09

ABRIL 09

MARÇO 09

FEVEREIRO 09

JANEIRO 09

DEZEMBRO 08

NOVEMBRO 08

OUTUBRO 08

SETEMBRO 08

AGOSTO 08

 JULHO 08 

 JUNHO 08

MAIO 08

ABRIL 08

MARÇO 08

FEVEREIRO 08

JANEIRO 08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

>posts recentes

> Inauguração

> Argumentário

> Rescaldo eleitoral

> Voto com sentido

> Pré-campanha quente

> Debate autárquico - 2ª Pa...

> Debate autárquico - 1ª Pa...

> Argumentário de Agosto

> Ambientalistas contra par...

> Argumentário de Julho

> O filho pródigo

> Felicidades, Júlio Vieira

> Argumentário de Junho

> Uma questão pessoal

> Um Concelho de Freguesias

> Vêm aí o S. Pedro

> Argumentário de Maio

> Um repto

> Vida de repórter

> Não há factos, só silênci...

>pensar

>edição

>pesquisar

 

>arquivos

> Outubro 2009

> Setembro 2009

> Agosto 2009

> Julho 2009

> Junho 2009

> Maio 2009

> Abril 2009

> Março 2009

> Fevereiro 2009

> Janeiro 2009

> Dezembro 2008

> Novembro 2008

> Outubro 2008

> Setembro 2008

> Agosto 2008

> Julho 2008

> Junho 2008

> Maio 2008

> Abril 2008

> Março 2008

> Fevereiro 2008

> Janeiro 2008

> Dezembro 2007

> Novembro 2007

> Outubro 2007

> Setembro 2007

> Agosto 2007

> Julho 2007

> Junho 2007

> Maio 2007

> Abril 2007

> Março 2007

> Fevereiro 2007

> Janeiro 2007

> Dezembro 2006

> Novembro 2006

> Outubro 2006

> Agosto 2006

> Julho 2006

>this in English

>feeds